Seccionamento de Linha

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

No mundo dinâmico do transporte coletivo, a busca por soluções inovadoras e eficientes é constante. Nesse cenário, a tarifa georrefenciada, também conhecida como linha seccionada, é uma alternativa para tornar o sistema vantajoso para todos os envolvidos.

A linha seccionada nada mais é do que a linha dividida em trechos menores com locais de troca da secção pré-definidos.

Diferentemente do sistema tradicional de tarifação, onde o preço da passagem é fixo para o patamar da linha operada, a tarifa georrefenciada utiliza tecnologia de ponta para rastrear o trajeto do ônibus e tarifar com base nas secções percorridas pelo passageiro ao longo da linha. 

Assim, um passageiro que precise deslocar-se de Queçaba até Alto Aririú embarcará na linha Queçaba/Florianópolis, mas pagará pela viagem tarifa relativa à secção Queçaba até Alto Aririú.  Esta tarifa proporcional para trajetos mais curtos incentivam o uso consciente do transporte coletivo, otimizando a utilização das linhas e contribuindo para um trânsito mais fluido.

Para usufruir do benefício é importante que o usuário tenha em mãos o seu cartão do transporte. É o uso do cartão que permite ao Sistema de Bilhetagem Eletrônico – SBE – integrado ao GPS – Sistema de Posicionamento Global – registrar a localização de embarque e de desembarque do usuário para aplicar a tarifa referente ao trajeto percorrido. 

 Seccionamento SBE Tacom

No Sistema de Bilhetagem TACOM o sistema funciona marcando o local de embarque e desembarque em dois equipamentos distintos. 

Ao embarcar o usuário deverá passar o seu cartão no Validador de Entrada, que, debitará o valor da linha e liberará a catraca para o usuário. Quando chegar o momento de desembarque o usuário deverá passar o cartão pelo Validador de Saída, neste momento o sistema registra o trecho percorrido pelo usuário, calculará o valor da tarifa e fará o reembolso da diferença para o cartão do usuário. Poderá ser feito até um reembolso por cartão na mesma viagem, portanto, cada usuário deverá ter o seu cartão para usufruir dos benefícios da linha seccionada. 

Consulte o quadro de horários da linha para conhecer o valor de tarifa relacionado as secções de embarque e desembarque. 

Qualquer d-úvida em relação ao uso do cartão no seccionamento entre em contato pelo WhatsApp 48-3954-7200 ou envie e-mail para ouvidoria@avimperatriz.com.br.

Onde obter meu cartão

Se você utiliza dinheiro para pagamento de sua tarifa, solicite o seu Cartão Cidadão. O cartão pode ser solicitado na Metropólis – Central de Atendimento – instalada junto ao TICEN, na Garagem da Imperatriz ou para um dos atendentes identificado pelo colete branco da Metropólis. O cartão ficará pronto em minutos.

https://metropolisc.zohodesk.com/portal/pt-br/kb/articles/1-0-como-adquirir-cartao-cidadao